sexta-feira, 20 de julho de 2012

The Best Of Swedish AOR


Tracklist

01. Quolio - Girls On My Mind: essa música representa o que o pessoal chama de Scandi AOR e que vai ser predominante nessa coletânea sueca: teclados e mais teclados formando melodias belíssimas e contagiantes. Foi lançada em um raro single de 1987 que continha somente duas canções.

02. Dalton - You're Not My Lover: quinto tema do álbum “The Race Is On”, de 1987, esta música é, em minha opinião, a mais melódica e pegajosa da excelente banda Dalton. Curiosamente também há uma versão dela interpretada pela banda Witness, mas não chega aos pés do som que esses suecos conseguiram produzir.

03. Heat - Living On The Run: é incrível como essa música data de nosso ano atual. À primeira ouvida e sem conhecer a banda, um apreciador do AOR diria que isso aqui é um clássico dos anos 80, tamanha a sua sonoridade semelhante aos temas da década de ouro. Consta como segunda música do álbum “Address The Nation”

04. Talk Of The Town - Fever: sem dúvida alguma, o ponto alto dessa canção é o refrão chiclete de bela mensagem. Originalmente está contida no álbum “Talk Of The Town”, de 1999.

05. Alien - Go Easy: não há definição melhor pra essa música do que Clássico do AOR. Uma das canções mais conhecidas deste estilo musical e que faz parte do primeiro álbum da banda Alien, cujo lançamento ocorreu em 1988.

06. Guardian Angels - Two Of A Kind: uma das canções que melhor espelham a estreita relação entre o AOR e o POP. Essa é mais um exemplar perfeito de sonoridade que conseguiu captar toda a essência dos anos 80 com seus teclados abundantes, sintetizadores o tempo todo e um refrão pra lá de grudento. Incrivelmente esta preciosidade foi lançada somente em formato single.

07. Pride - Someone's Calling Your Name: em um ritmo mais cadenciado que as anteriores, esta canção tem como ponto forte a perfeita combinação de um riff pesado com teclados de grande presença melódica e uma bateria pulsante que dita toda a sonoridade. É a quarta canção da tracklist do álbum “Pride”, de 2011.

08. Europe - Let The Good Times Rock: banda de maior repercussão mundial no cenário do AOR / Hard Rock sueco com o hit “The Final Countdown”, o Europe tem em seu álbum “Out Of This World” verdadeiros diamantes. Meu preferido, sem dúvidas, é “Let The Good Times Rock” e seu refrão altamente viciante.

09. Treat - World Of Promises: misturando AOR e Hard Rock em suas composições, o Treat é uma das bandas suecas com instrumental mais pesado. Isso não quer dizer que as canções deixavam de ser muito melódicas, muito pelo contrário. Como exemplo temos esta ótima “World Of Promises” que tem como ápice o solo de teclado. É a sétima música do álbum “Dreamhunter”, de 1987.

10. Roulette - Hearts Keep On Burning: AOR Rock clássico pulsante com aquele tipo de melodia e refrão pra serem cantados em grandes arenas. Pena que a banda é contemporânea e nunca terá a oportunidade de executar esse som em grandes estádios lotados como ocorria nos anos 80. Esta canção é a de número 6 da tracklist pertencente ao álbum “Better Late Than Never”, de 2011.

Link para download: The Best Of Swedish AOR

2 comentários:

  1. Excelente. Parabéns pelo blog. Continue postando essas coletâneas, dá pra descobrir cada preciosidade...

    ResponderExcluir
  2. Valeu Rodrigo !!!

    Próximo final de semana tem mais.

    ResponderExcluir